A CIRURGIA PLÁSTICA PARA HOMENS
Atualmente, a sociedade cultua a aparência jovem e saudável. E, cada vez mais, homens, de todas as idades e de todas as classes socias, querem se submeter à cirurgia plástica por razões estéticas. Os objetivos dos homens incluem nariz mais proporcional, rosto rejuvenescido, cintura menos marcada. Os procedimentos utilizados para que se alcançem estes objetivos devem levar em consideração fatores tais como a espessura da pele, o crescimento da barba e o tipo do corpo.
LIPOASPIRAÇÃO E CONTORNO CORPORAL
A forma ideal para o corpo masculino é a atlética, com ombros e tórax largos, abdômen tonificado e área estreita de quadril e de coxa. No entanto, à medida que o homem envelhece, as áreas de gordura tendem a se acumular em torno do abdômen, nas laterais (“pneuzinhos”), na área do peito (condição chamada ginecomastia), e ao longo do queixo e do pescoço. Muitas vezes, os homens se submetem à lipoaspiração para remover estas áreas de gordura que são resistentes à dieta e ao exercício físico.
Em muitos casos, apenas a lipoaspiração efetivamente corrige estas áreas. Homens mantêm a elasticidade da pele mais tempo que as mulheres, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada que a das mulheres. Devido a estes e a demais fatores, a lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Homens que têm flacidez de pele, bem como áreas de gordura em excesso, optam por um procedimento de excisão tradicional (remoção cirúrgica da pele), além da lipoaspiração. A excisão também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia causada, principlamente, pelo tecido glandular e não pela gordura.
Redução de abdômen: A abdominoplastia pode ser a opção de homens que têm pele abdominal em avental (geralmente resultado de perda de peso maciça), músculos abdominais flácidos e/ou hérnias negligenciadas. A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura, comprimi os músculos da parede abdominal e reduz a cintura. Homens que se submetem à abdominoplastia são muitas vezes surpreendidos pelo longo período de recuperação. Alguns pacientes voltam a trabalhar até quatro semanas após a cirurgia. Homens com boa elasticidade da pele e com quantidade moderada de excesso de gordura abdominal podem se beneficiar da lipoaspiração.
A CIRURGIA
Serão dadas informações detalhadas sobre o procedimento ao qual você vai se submeter. O cirurgião plástico lhe dará informações sobre o procedimento e discutirá fatores que podem influenciar na cirurgia. Certifique-se de que compreendeu completamente as informações que recebeu.
CIRURGIA FACIAL
Se você está planejando se submeter à cirurgia facial ou à cirurgia no pescoço, o cirurgião irá avaliar toda a região da cabeça, do pescoço e do rosto.
Em geral, sabe-se que a pele do rosto masculino tem um suprimento mais rico de sangue que a pele do rosto feminino. Rostos masculinos sangram mais durante a cirurgia e tem risco maior de haver hematoma após a cirurgia. Ademais, qualquer cicatriz resultante de uma cirurgia é mais difícil de ser escondida nos homens, pois não usam maquiagem ou o corte de cabelo para camuflar a cicatriz, como muitas mulheres fazem.
O crescimento do cabelo e da barba desempenham papel fundamental no resultado. Se você é calvo ou tem queda de cabelo, talento artístico é necessário para esconder a incisão, especialmente na área da região temporal. Se pele do pescoço contendo pelos é trazida para trás das orelhas durante a cirurgia, você precisará raspar atrás das orelhas ou na parte de trás do pescoço. No entanto, às vezes, a depilação a laser pode corrigir este problema. Certifique-se de discutir estas possibilidades com o seu cirurgião.
A área da papada, abaixo do queixo, também é uma preocupação para muitos homens. Em pacientes mais jovens, somente a lipoaspiração pode ser suficiente para corrigir o problema. Pacientes mais idosos podem requerer um lifiting cervical, com remoção do excesso de pele, e reposicionar os músculos do platisma. Estes músculos são geralmente mais espessos em homens que em mulheres, mas não representam um desafio maior para o cirurgião plástico.
TRATAMENTOS PARA A PELE
Você deve ficar sem fazer a barba por cerca de 3 semanas após o tratamento de pele com peeling químico ou dermoabrasão. Estes procedimentos removem as camadas superficiais da pele, assim, provavelmente, seu rosto ficará sensível, inchado e rosa brilhante, por várias semanas, após a cirurgia.
Alguns homens ficam contentes que o crescimento da barba pode ajudar a esconder o rosado da pele. Pede-se, também, ao paciente, para não ingerir bebidas alcoólicas por cerca de quatro semanas. O álcool faz com que as áreas tratadas da pele tornem-se visivelmente vermelhas e coradas.
APÓS A CIRURGIA
Os dias e semanas subsequentes à cirurgia são fundamentais para a obtenção de um bom resultado cirúrgico. Portanto, é essencial que você siga as recomendações de seu médico. Seguir as recomendações pode significar ausentar-se do trabalho por tempo adequado, usar bandagens ou malhas de compressão, descansar, não se expor ao sol, não ingerir álcool, não fumar, evitar atividade extenuante, exercício físico, esportes e até mesmo sexo.
Dr. Luis Antônio Rigo de Carvalho
Especialista em Cirurgia Plástica, Estética e Reparadora. Estamos localizados em Santa Rosa (RS). Venha nos fazer uma visita e faça sua avaliação.
Fale Conosco
---------------------------------------
Santa Rosa / RS
Tel: (55) 3512-5222
Tel2: (55) 3512-8453
Tel3: (55) 3512-5387
Cel: (55) 99958-7584
---------------------------------------